A MALDIÇÃO DE SGT. PEPPERS
Há exatos 40 anos os Beatles lançaram o melhor álbum da história do rock’n roll, o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Surgia ali, em 1 de Junho de 1967, uma nova tendência na música pop mundial. Em meio a arranjos musicais, nunca antes experimentados, e pura psicodelia escondiam-se vários mistérios. Entre estes muitos segredos que cercam o disco, o que poucos sabem, é que entre as várias figuras da capa frontal, estavam o lendário atacante do Liverpool, Albert Stubbins e, escondido entre as personalidades, estava Billy Liddle, um misterioso jogador do Liverpool que carregava consigo uma maldição que se estenderia por anos. Começava ali o calvário de um dos maiores rivais dos Reds, o Manchester United.
A Inglaterra havia conquistado a Copa do Mundo em 1966, e o Manchester, que contava com Sir Bobby Charlton, conquistou o título nacional da temporada 1966/67. Mal sabiam eles que seria o último, pelos próximos 23 anos. Mesmo George Best, Denis Law e cia., não conseguiram pôr fim à maldição dos quatro rapazes de Liverpool.
A praga rogada por John Lennon e sua turma, teve seu ápice na temporada 1973/74, quando o Manchester United foi rebaixado para a segunda divisão. Era a glória para o torcedor do Liverpool ver seu rival chafurdar na divisão de acesso. Infelizmente a maldição não impediu o Manchester de vencer a Liga dos Campeões em 1968, em cima do Benfica de Eusébio. Mas com certeza ela ajudou o Liverpool a dar o troco, conquistando quatro títulos da competição européia (1977/78/81/84).
O jejum imposto pela maldição perdurou por toda década de 70, passou ileso pela de 80, e só teve seu fim em 1993, com o time comandado por Alex Fergunson. Acabava ali um dos maiores vudus do futebol mundial. Reza a lenda que o próprio John Lennon, do além túmulo, entrou em acordo com Bobby Charlton, que tinha contatos fortes no outro plano, depois de sua experiência quase-morte em 1958 no desastre aéreo da seleção britânica. Finalmente o caminho estava livre para Giggs, Keane, Neville, Beckham e toda uma geração brilhar vestindo a camisa dos Devils de Manchester.
Terá John Lennon aberto mão completamente de sua maldição? Ou ela irá se restaurar no aniversário do álbum? A resposta fica para a próxima temporada.
PS: Claro que isto tudo é uma teoria da conspiração de um beatlemaníaco boleiro, mas foi o jeito que achei de homenagear a maior banda de todos os tempos. Parabéns aos Beatles. Parabéns ao Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Parabéns ao rock’n roll.

Nenhum comentário:
Postar um comentário