DE PONTA CABEÇA
Antes de começar o Brasileirão, inúmeras listas apontavam os favoritos ao título, a vaga na Libertadores e possíveis rebaixados. Mas depois de cinco rodadas, tudo está do avesso. É claro que o campeonato só está começando e em apenas uma rodada tudo pode mudar. Mas alguns resultados não deixam de ser surpreendentes nesses primeiros jogos.
A hegemonia são-paulina, como favorito ao bicampeonato, está indo cada vez mais para o ralo. O time não tem conseguido nem vencer em casa. Alguns apostavam no Flamengo, mas o time está, no momento, na porta da zona de rebaixamento. Isso sem falar do Santos de Luxemburgo. Tudo bem que o Peixe disputava a Libertadores, mas agora são águas passadas e a situação do time na tabela pode piorar. Alguns, pasmem, acreditavam que o Sport ia batalhar pelas primeiras posições, mas até agora ele só surge mesmo é como candidato a mais uma temporada na divisão de acesso.
E onde há perdedores, há sempre vencedores. As surpresas não deixam de ser menos espantosas. O Paraná Clube está lá na frente, de novo, e vem jogando muito bem no ataque, o problema do time é a sua defesa. O futebol carioca, com exceção do Flamengo, vai muito bem, obrigado. Mas o que ninguém esperava, nem o mais fiel dos corintianos, era o Corinthians invicto nas primeiras cinco rodadas. O Timão foi às compras no interior de São Paulo e não houve quem não duvidasse dos nomes que o time apresentava. Ressuscitou o técnico Carpegiani, para desespero da fiel torcida. Agora tem corintiano rindo à toa. O elenco pode não ser tão estelar quanto o de 2005, mas há muito o Corinthians não tinha um time tão corintiano como este.
Não precisa pensar muito para chegar à conclusão de que o Brasil tem o melhor campeonato nacional do mundo. Se falta dinheiro, planejamento e transparência, sobra talento. Não é por acaso que somos o maior mercado tipo exportação do mundo. A competição nacional, como conhecemos hoje, é disputada há apenas 35 anos, mas já temos 17 campeões – contando o título do Sport Recife em 1987. No campeonato inglês, por exemplo, mais antigo do mundo com 116 disputas, apenas 23 clubes levantaram a taça.
É um tiro no escuro fazer previsões do futebol brasileiro. Em um campeonato de pontos corridos, onde 20 equipes disputam o título, há muita tradição na camisa. O líder de hoje pode ser o rebaixado no final e vice-versa. Dificilmente as posições na tabela se manterão daqui a cinco rodadas. Mas será que, agora, alguém arrisca um palpite?

Nenhum comentário:
Postar um comentário