terça-feira, 5 de junho de 2007

CRISE NA SELEÇÃO TURCA

Na terça-feira (5) a seleção turca empatou com o Brasil em um jogo sem gols, o que provocou a revolta da maioria turca que compareceu ao estádio em Dortmund, na Alemanha. Gritos de protesto partiram de toda arquibancada, o clima ficou tenso, os torcedores não pouparam xingamentos e críticas ao técnico da seleção da Turquia, Fatih Terim. O repórter alemão, Wolf Spentsteinger, entrevistou algum destes torcedores após o fiasco turco. “Perder para a Bósnia a gente até entende. Agora empatar com o Brasil já é demais”, disse Hai Suli Momat, revoltado com o resultado.
A polícia teve dificuldades em conter a ira da torcida turca que esteve presente na Alemanha. Não era fácil para os torcedores aceitarem o resultado adverso frente a seleção brasileira. Na coletiva de imprensa, restou aos jogadores e à comissão técnica um pedido de desculpas para toda a Turquia. “É muito difícil, depois de tantos anos vestindo a camisa da minha pátria, me despedir dessa forma”, lamentou o atacante Tugay, que fez ontem sua última partida pela seleção. O treinador turco foi ainda mais enfático: “É claro que estamos envergonhados, perdemos para a Bósnia na eliminatória da Eurocopa, mas hoje foi muito pior. Não tenho palavras para expressar minha frustração a não ser pedir desculpas e trabalhar para isso não se repetir”. Talvez o técnico, Fatih Terim, não tenha tempo para prosseguir com seu trabalho. Circulou na Alemanha, após a partida, a notícia de que já estava sendo procurado um substituto para Terim.
Do outro lado o resultado pareceu não abalar o ânimo da seleção brasileira. Muito contente com seu desempenho, depois de onze jogos no comando do Brasil, o técnico Dunga falou com os jornalistas. “Eu não via a hora do jogo acabar. Mesmo com a torcida a favor do adversário, conseguimos arrancar um empate fora de casa, contra a forte Turquia. Foi difícil, mas conseguimos. Agora é voltar e começar a preparar o time para a Copa América. Esses dois empates deixaram nosso time mais confiante”. Muito bem-humorado, o treinador ressaltou as qualidades do time: “O Doni esteve impecável, foi o melhor em campo. Acho que ele tem grandes chances de ser titular na Copa América. Eu acabei optando pelo esquema 4-4-2, que é uma tática pouco usada, por isso acabamos surpreendendo um pouco os turcos, que não esperavam por essa variação que treinamos em segredo”.Os outros destaques da partida, ficaram por conta das atuações do trio formado por Elano, Diego e Robinho, campeões brasileiros em 2002 pelo Santos. Entrosamento foi o que não faltou a estes jogadores, parecia que jogavam juntos até hoje. Elano jogava como se fosse o titular do Shaktar da Ucrânia. Talvez depois dessa partida, o técnico de lá resolva dar uma nova chance ao meia na equipe principal.
No aeroporto, embarcando para Flórida nos EUA, estava o meia Ronaldinho Gaúcho, indo gozar férias na Disneylândia, que resumiu muito bem a partida aos repórteres: “Jogamos muito bem. Fizemos tudo aquilo que o professor determinou e conseguimos sair daqui com vantagem”.
A seleção brasileira se despede da Europa com dois resultados positivos na bagagem, empate com Inglaterra e Turquia, e agora vai com tudo para a conquista da Copa América. Apesar das dispensas e desfalques o Brasil vai rumo ao título na Venezuela. Boa sorte, Dunga. Boa sorte, Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

que mentira vcs escrevem,nao tem nada a ver com a vida real!A seleçao turca nao esta em crise nem técnico,que no jogo contra o Brasil eles jogaram melhor do q Brasil e nao era a verdade time deles,,Duda até colocou ronaldinho e kaka mas nao deu certo,na verdade a seleçao Brasileira que esta em crise,,,